Cárie dental: causas, sintomas e prevenção

A cárie dental é a segunda doença mais comum em todo o mundo, perdendo apenas para o resfriado, segundo um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2018. Esse estudo revelou ainda que a doença afeta quase 100% da população do mundo. Entre as causas do problema estão uma dieta rica em açúcares somada à higiene bucal incorreta ou à falta de higiene bucal.

A boa notícia é que a cárie dental pode ser totalmente evitada com uma rotina de cuidados, hábitos saudáveis de alimentação e visitas periódicas ao dentista. Te convidamos a conhecer um pouco mais sobre a cárie dental, como a doença se desenvolve, os sintomas mais comuns, a importância do diagnóstico precoce e, o mais importante, as formas de prevenção.

O que é a cárie dental?

A cárie dental é o nome dado à deterioração da estrutura dentária. Acontece quando as bactérias presentes na boca começam a se desenvolver e, com o passar do tempo, atingem as camadas do dente. A cárie pode ocorrer em todas as fases de vida, de bebês a idosos, em dentes de leite (decíduos) e permanentes.

A nossa boca está sempre cheia de bactérias e isso é normal. O problema se dá quando essas bactérias começam a se desenvolver. Quando nos alimentarmos, essas bactérias presentes na boca consomem o açúcar e amido do alimento e os transformam em ácido. As bactérias, os ácidos produzidos, os resíduos de comida e a saliva se misturam e formam uma substância pegajosa chamada placa bacteriana ou biofilme.

A placa começa a se acumular nos dentes 20 minutos após a ingestão do alimento (período em que ocorre a maior parte da atividade bacteriana). Se a placa não for removida, os ácidos atacam a superfície esmaltada do dente e promovem a desmineralização dele de forma progressiva até formar uma cavidade ou orifício (buraco), que é a cárie propriamente dita.

Se essa cavidade for em um local visível (nos dentes centrais), o paciente pode perceber pequenas bolinhas marrons que ficam na superfície dentária. Isso acontece porque os ácidos passam a perfurar o esmalte dentário, que é a camada mais externa do dente. Se não for visível, a cárie continua a se desenvolver. Alguns incômodos podem ser notados como sensibilidade, dor e desconforto devido à retenção de alimento no local. Veja alguns sintomas mais comuns da cárie dental.

Os sintomas da cárie recorrentes são:

• Dor de dente;
• Sensibilidade dentária a alimentos quentes e/ou gelados;
• Dor leve ou aguda ao comer ou beber;
• Orifícios visíveis nos dentes;
• Coloração escura em toda a superfície de um dente;
• Dor ao morder.

O que a cárie pode causar

Com a evolução da cárie, o esmalte é perfurado, chegando perto da dentina, camada abaixo do esmalte e que serve de proteção para a polpa, que é um tecido composto por nervos e vasos sanguíneos, responsável pela vitalidade dos dentes.

Se a cárie não for tratada, a dor vai aumentando. Ela significa que seu dente está pedindo socorro para a infecção não chegar à polpa. A situação evolui para uma inflamação, a morte da polpa e, como consequência a perda do dente. No pior dos casos, pode causar um abcesso, onde as bactérias podem chegar à circulação e causar problemas no organismo e até levar à morte.

Além do comprometimento da saúde e estética do dente, a cárie pode provocar dificuldade de mastigação e problemas na fala, principalmente devido ao incômodo e a dor causados. Por isso, é importante um diagnóstico precoce.

Como é o diagnóstico da cárie

O diagnóstico de cárie só pode ser feito pelo dentista. Aqui na Integrata, a tecnologia avançada é aliada durante o exame clínico. Utilizamos uma câmera intraoral de alta definição que aumenta a imagem em até 60 vezes o tamanho do dente natural, tornando possível a visualização de qualquer problema antes que possa ser detectado a olho nu. Podemos intervir ainda em estágio inicial, fazendo com que o tratamento seja mais rápido, barato e menos invasivo.

O grande segredo para ter dentes saudáveis está na prevenção. Muitas pessoas consideram normal ter cáries, mas é totalmente possível viver a vida sem nenhuma cárie.

Como prevenir a cárie?

● Evite alimentos com grande concentração de açúcar e amido;
● Escove bem os dentes, pelo menos três vezes ao dia;
● Use fio dental diariamente;
● Utilize produtos de higiene bucal com flúor;
● Beba bastante água para estimular a produção de saliva;
● Vá ao dentista periodicamente.

Previna-se sempre! Assim, você poderá manter seus dentes saudáveis e sua saúde bucal em dia.

Se você ainda tem dúvidas, deixe nos comentários. Se gostou, pode compartilhar com quem precisa saber sobre o assunto!

0 comentários em “Cárie dental: causas, sintomas e prevenção

Comments are closed.